Entenda o sucesso dos vinhos chilenos

Escrito Por: Liber Wines Publicado em: Morbi semper Data de Criação: 18/08/2020 Acessos: 87 Comentários: 0

A Carter Mollenhauer é uma das vinícolas do Chile e conta com rótulos incríveis já disponíveis em nossa loja.

Quando falamos em vinhos chilenos, já pensamos em bons sabores e aromas, não é mesmo? O país é um dos grandes produtores da bebida e vem se destacando cada vez mais. A prova disso é sua ocupação de destaque em relação a outros lugares, já que é o nono maior produtor de vinhos do mundo e o principal exportador das Américas, segundo informações do site WinePedia. 

 

O sucesso pode ser explicado por vários fatores, como os grandes investimentos em políticas de baixos impostos, boas pesquisas sobre técnicas de vinificação tradicional e moderna, a identificação de suas melhores regiões para cultivo das uvase também a  sua ótima condição geográfica.

 

O último fator, por exemplo, é um dos grandes diferenciais se relacionarmos a produção de seus vinhos com as da Borgonha ou da Serra Gaúcha. Por aqui, são encontrados grandes desafios que por lá não existem, pois a região chilena conta com horas de sol necessárias e o frio na quantidade certa.

 

Para que essas produções fiquem mais próximas de você, a Liber Wines está atenta ao mercado chileno de vinhos e traz com exclusividade para o Brasil três rótulos de uma vinícola muito especial, a Carter Mollenhauer.

 

Conheça a vinícola

 

A vinícola tem uma característica familiar e, por isso, seus vinhos são produzidos de forma limitada, prezando sempre pela qualidade. Administrada por um casal apaixonado por vinhos, Edgard Carter e Karine Mollenhauer, a Carter Mollenhauer tem todo um diferencial em sua produção.

 

A paixão pela bebida veio desde cedo na vida de Edgard, que é o enólogo responsável pela vinícola. Tudo começou quando seu pai lhe apresentou a primeira garrafa de vinho e, a partir daí, ele desenvolveu o desejo de produzir no futuro o próprio vinho da família.

 

O futuro chegou e o seu sonho de ser Engenheiro Agrônomo começou a se tornar realidade. Já no início de sua graduação, ele continuava com a mesma vontade da infância, ou seja, ainda queria atuar no mundo dos vinhos.

 

Por isso, em 2016, deixou o seu emprego para se dedicar completamente ao projeto da família, caminhando juntamente com sua esposa Karine. Desde então, contam com vinhos cheios de personalidade que são fabricados com muito cuidado e com poucas intervenções, usando apenas uvas sem agrotóxicos sintéticos em uma viticultura totalmente orgânica.

 

Todos os envolvidos em seu processo de produção possuem relações de amizade ou familiar e contam com uma característica em comum: a paixão pela bebida. Fortalecendo, assim, o objetivo da vinícola, é de contribuir para a reputação do vinho chileno e de revelar seus diferentes terroirs, dando ênfase no aspecto humano que tem por trás de cada garrafa.

 

Seus vinhos vêm de duas regiões diferentes, o Vale de Maule e o Vale de Itata, que vamos conhecer melhor a partir de agora.

 

Vale de Maule

 

O vale frio está entre as regiões vitícolas do Valle Central e está junto com Maipo, Rapel e Curicó a 250 quilômetros de Santiago. Considerado o berço do vinho chileno, seus vinhedos estão entre a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira da Costa.

 

O clima do Vale é considerado Mediterrâneo fresco e conta com invernos chuvosos e solos ácidos argilosos que contribuem para a produção de variedades de uvas tintas e brancas.

 

Sua diversidade geográfica e climática permite importantes diferenças entre os vinhos produzidos por lá, já que suas plantações estão bem próximas de rios ou são plantadas em ladeiras.

 

O Maule também é conhecido por ser o sítio onde se tem alguns dos vinhedos mais antigos de Carignan plantados “em vaso” e é responsável pela produção dos melhores vinhos feitos dessa uva.

 

O que estamos trazendo de lá?

 

Dois rótulos da Carter Mollenhauer vindos deste Vale já estão disponíveis em nossa loja: 

 

  • Ciénaga de Nameque foi feito à base de uvas Carignan de um vinhedo de solo granítico ao norte de Cauquenes.
  • Los Despachos, elaborado com uvas Perit Verdot cultivadas a 10 Km ao sul de Cauquenes e a 30 Km do mar. Suas vinhas estão em um solo vulcânico, rico em quartzo e argila vermelha.

 

Vale de Itata

 

Sendo uma região com belas paisagens e com sabores únicos e ousados, o Vale de Itata faz parte das regiões vinícolas do sul, junto com os vales de Bio-Bio, Malleco e Cautín. Assim como o Maule, ele também possui uma tradição enológica antiga, somando mais de 400 anos.

 

No local é possível avistar variedades rústicas das uvas Moscatel, País e Cinsault que estão há anos bem adaptadas. A maioria dos produtores dessa região elaboram seus vinhos de um jeito artesanal, pois estão preocupados com o resgate das tradições.

 

 

O que estamos trazendo de lá?

 

Um rótulo da Carter Mollenhauer produzido nesta região:

 

  • Aurora de Itata é produzido à base de uva Semillón e conta com um diferencial durante o seu processo de vinificação, quando os enólogos fermentam a uva com as peles e em tinajas (ânforas ou potes de barro).

 

Com certeza, a vinícola Carter Mollenhauer vai te surpreender nos quesitos qualidade e novidade! Como dito acima, seu vinho é produzido de forma única e especial, por isso, acreditamos nela para ser o primeiro produtor de fora do Brasil disponível em nossa loja.

 

Confira as variadas opções de vinhos em nossa loja.

Tags:

Deixe um comentário

Captcha